IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS – é a avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

O IDSS é constituído por indicadores que compõem uma nota de 0 (pior) a 1 (melhor), distribuídos em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado, Gestão de Processos e Regulação.

O principal objetivo é demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.


Em 2024 (ano base 2023), a Unimed Odonto obteve a nota 0,8421, permanecendo na faixa verde (faixa de excelência do índice).


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,5346


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,8174


Em 2023 (ano base 2022), a Unimed Odonto obteve a nota 0,8551, permanecendo na faixa verde (faixa de excelência do índice).


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,5800


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,8113


Em 2022 (ano base 2021), a Unimed Odonto obteve a nota 0,8502, permanecendo na faixa verde (faixa de excelência do índice).


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,5755


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,7762


Em 2021 (ano base 2020), a Unimed Odonto obteve a nota 0,8352, permanecendo na faixa verde (faixa de excelência do índice).


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,5302


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,7621


Em 2020 (ano base 2019), a Unimed Odonto atingiu a sua melhor pontuação na série histórica, com nota 0,8552, saindo da faixa amarela para a faixa verde (faixa de excelência do índice).


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,6013


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,7477


Em 2019 (ano base 2018), a Unimed Odonto se destacou, com a nota 0,7954.


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2- IDGA – Garantia de Acesso Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,4003


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,7537


Em 2018 (ano base 2017), a Unimed Odonto se destacou, ocupando a segunda melhor faixa de pontuação, com a nota 0,7980. Dessa forma, é a segunda mais bem avaliada entre as operadoras odontológicas no segmento de grande porte, com mais de 100 mil beneficiários.


1 – IDQS – Qualidade em Atenção à Saúde Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada: 1,0000


2 – IDGA – Garantia de Acesso Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores: 0,4136


3 – IDSM – Sustentabilidade no Mercado Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores: 1,0000


4 – IDGR – Gestão de Processos e Regulação
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS: 0,7390


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